Você sabe quais são as profissões do futuro? Conheça algumas aqui!

6 minutos para ler

Estamos vivenciando uma época com rápidos avanços tecnológicos. Já não é mais segredo para ninguém que as máquinas farão grande parte das atividades que hoje são exercidas por humanos. Entretanto, os empregos não deixarão de existir, mas, sim, algumas atividades é que serão adaptadas e outras surgirão.

Prova disso é que 65% das crianças que hoje estão na educação básica exercerão atividades que ainda nem existem. Aliás, você sabe quais são as profissões do futuro? Listamos as principais para que você, ao conhecê-las, possa se preparar da melhor forma para seguir sua carreira. Confira!

Desenvolvedor de software

Você certamente utiliza diversos programas em seu computador e aplicativos em seu smartphone, certo? A cada dia surgem novos para facilitar nosso dia a dia e a tendência é só aumentar. Todos eles são feitos por desenvolvedores de softwares e é por isso que essa profissão, apesar de já estar incluída em nosso cotidiano, tende a crescer.

Desse modo, podemos dizer que os desenvolvedores de softwares são os verdadeiros construtores desse novo mundo digital. Quer saber o que cursar para se tornar um profissional do ramo? Entre os cursos técnicos estão:

  • técnico em desenvolvimento de sistemas;
  • técnico em sistemas de computação;
  • técnico em programação de jogos digitais;
  • técnico em computação gráfica.

Se a intenção é fazer um curso superior, você deverá fazer graduações ligadas à tecnologia da informação, como:

  • análise de sistemas;
  • ciência da computação;
  • sistema de informação;
  • análise e desenvolvimento de sistemas.

Professor online

Você já deve ter reparado como a modalidade de Ensino a Distância (EaD) tem se tornado cada vez mais comum devido à facilidade de acesso à tecnologia. Também porque oferece flexibilidade e praticidade para os alunos, que passaram a ter acesso às aulas com apenas alguns cliques.

Como esse é um mercado em expansão, a profissão é promissora. O professor online é o responsável por montar o curso, planejar o conteúdo e gravar as videoaulas. Em alguns casos, há a possibilidade de algumas aulas serem ao vivo para o esclarecimento de dúvidas.

Business intelligence

O profissional de Business Intelligence ou analista de Big Data é o responsável por analisar os dados online de uma empresa para otimizar a gestão dos negócios. Ou seja, controla e analisa o comportamento do cliente e do negócio, seus indicadores e suas metas para que as tomadas de decisão sejam as mais corretas.

Como a quantidade de dados gerados e obtidos aumenta conforme o uso da tecnologia se expande, se faz mais necessária a formação desses profissionais. Para seguir essa carreira é preciso ter algumas habilidades específicas, como de programação, banco de dados, visualização, análise, estatísticas, entre outras.

Profissional de marketing digital

O marketing é uma carreira antiga, mas, como todas, tem se adaptado ao novo cenário tecnológico porque os hábitos de consumo mudaram e os clientes sentem a necessidade de interagir mais com a marca. As empresas que não investirem nesse meio não conseguirão se manter no mercado. Portanto, cada vez mais serão necessários profissionais bem capacitados para atuar nessa área.

Como profissional de marketing digital, você poderá trabalhar em uma agência, em um setor de alguma empresa, ou, ainda, ser freelancer e trabalhar em home office. Alguns dos cargos são como redator de conteúdo, social media, analista de SEO, criador e otimizador de sites, entre outros.

Gestor da inovação

Para que uma empresa cresça e ganhe competitividade no mercado, é fundamental inovar e sair do senso-comum. Isso não se refere apenas ao desenvolvimento de novos produtos, como também à otimização dos processos e redução de custos. Para isso, surge o papel do gestor de inovação, cujo trabalho é repensar, criar e implementar as estratégias adotas por um negócio com o intuito de melhorá-lo e fazer com que se destaque no mercado.

O gestor de inovação deve se antecipar às antecedências e, para isso, necessita de habilidades como noção de Tecnologia da Informação e de marketing, comportamento do mercado, entre outras.

Especialista em experiência do usuário

Há outras formas de chamar essa carreira, como Customer Succes ou Sucesso do Cliente. A função desse profissional é garantir que todas as interações entre a empresa e o cliente gerem os resultados desejados por ele.

Atualmente não basta apenas oferecer produtos de boa qualidade. É necessário também promover uma boa experiência aos consumidores. Como os negócios mudaram a forma de enxergar o relacionamento com o público, surgiu a figura do especialista em experiência do usuário. Um cliente satisfeito volta a fazer negócio, recomenda a outras pessoas e contribui para a visibilidade da marca.

UI Designer

Outra profissão ligada à experiência do usuário é o UI Designer (Designer de interfaces) cujas funções são focadas na criação de interfaces amigáveis, úteis e intuitivas para gerar a satisfação do cliente em qualquer tipo de comunicação digital com a empresa.

Para isso, o designer de interfaces projeta o layout e os elementos interativos entre eles em um dispositivo, software ou aplicativo.

Essa é uma carreira de extrema importância porque é fundamental que toda a jornada do cliente, incluindo os pontos de contato com a empresa, sejam pensados de forma eficiente.

Desenvolvedor de dispositivos wearables

Podemos traduzir o termo “wearable” como “vestível”. Então, dispositivos wearables são relógios, lentes, óculos, fones e demais equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida dos usuários. Eles podem ser utilizados para coletar, fornecer informações e serviços enquanto se conectam ao nosso corpo ou diretamente à internet.

Essa carreira tem potencial indiscutível, pois tais dispositivos não são usados apenas para o lazer (como os óculos de realidade virtual para games), mas, também, na medicina, esportes, segurança, entre outros setores. Assim, desenvolvedores desse tipo de dispositivo estão entre as profissões mais procuradas nos próximos anos.

Agora que você já sabe quais são as profissões do futuro, já escolheu qual vai seguir? Para qualquer uma delas, é essencial ter muita preparação e desenvolvimento das suas habilidades. Esse é o segredo para ser bem capacitado e atingir o sucesso no mercado de trabalho.

Podemos ajudar nisso. Entre em contato com o Vamos Subir e conecte-se a um mundo de oportunidades de emprego!

Você também pode gostar

Deixe um comentário