Quais as melhores empresas para trabalhar no Brasil e o que procuram?

7 minutos para ler

Fazer cursos, se dedicar e buscar novos conhecimentos são ações muito importantes para ter diferencial competitivo. Isso não é novidade nenhuma, certo? Agindo dessa maneira, crescem as chances de você conquistar uma vaga em alguma das maiores e melhores empresas para trabalhar no Brasil.

Conseguir um posto em uma delas se torna não só uma vitória pessoal, mas principalmente um caso de sucesso profissional. Por isso, é interessante sempre se abastecer de informações como quais são essas empresas, seus ramos de atuação, características, culturas e, claro, o que elas procuram nos candidatos.

É o que vamos mostrar neste post! Acompanhe e descubra como conseguir uma vaga em alguma dessas organizações!

Critérios dos rankings de melhores empresas para trabalhar

As empresas costumam ser avaliadas de diversas formas e listadas em rankings. Pois é, não existe somente um. Sites e entidades renomados fazem pesquisas aprofundadas e elaboram um documento organizado, normalmente, em ordem crescente de colocação das melhores empresas para os profissionais trabalharem.

Esses levantamentos são feitos de acordo com o tamanho de cada empresa, de modo a atender às especificidades de empresas de pequeno, médio ou grande porte. Além disso, são considerados os contextos nacional ou mundial, para que haja eficiência na comparação.

Um dos rankings mais famosos é o da Great Place to Work (GPTW), uma organização global de pesquisa e consultoria que, todos os anos, realiza estudos para identificar as melhores empresas para trabalhar no mundo todo. Essa listagem também é disponibilizada considerando apenas o contexto nacional.

Para a construção da lista, são ouvidos os próprios funcionários das organizações para, além do salário, investigar a satisfação em diversos quesitos: ambiente físico, benefícios, cultura, entre outros.

Para participar, a empresa deve contratar o serviço de consultoria e, ao final da análise, caso realmente seja identificada como um bom lugar para trabalhar, recebe um selo com validade de 12 meses.

Ranking GPTW de melhores empresas para trabalhar no Brasil

O sucesso de uma empresa está relacionado quase exclusivamente ao lucro que ela gera, certo? Errado. Grande parte dele tem relação direta com os colaboradores e com a satisfação destes em fazer parte daquela organização.

Uma empresa que valoriza quem está ali, trabalhando todos os dias, doando seu tempo e mão de obra, pode estar muito à frente em termos de imagem no mercado quando comparada a uma que tem como objetivo somente o lucro (e a qualquer custo).

Os benefícios disso incluem não apenas a maneira como é vista, mas principalmente o auxílio que isso dá na aquisição de novos e bons colaboradores, reforçando sua expertise no segmento em que atua e alavancando seus resultados.

Ao mesmo tempo, aqueles que trabalham em alguma dessas empresas de sucesso, além de satisfeitos profissionalmente, recebem grande reconhecimento do mercado.

Confira quais foram as empresas escolhidas como melhores lugares para trabalhar no Brasil, segundo levantamento feito no ano de 2019!

1. Caterpillar

Essa multinacional com 4.079 funcionários atua na fabricação e produção de maquinário para construção civil e mineração. Seus valores abrangem integridade, excelência, trabalho em equipe, comprometimento e sustentabilidade. Além de uma estratégia objetiva de crescimento, a Caterpillar se baseia em um código de conduta claro e ético. São várias as possibilidades de atuação e de carreira, como Contabilidade, Comunicação, Revenda, Engenharia, Recursos Humanos, Logística, Produção, entre outras.

2. Tokio Marine

É uma seguradora que oferece esse tipo de serviço nos mais diversos ramos. Com 2.028 funcionários, a empresa é uma multinacional e está presente em 38 países. Em 2017, a Tokio Marine registrou seu melhor desempenho em 58 anos de atuação no país e, há cinco anos seguidos, figura entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil. Além das diversas possíveis áreas de atuação, há na empresa setor exclusivamente voltado para garantir a diversidade e a inclusão.

3. Mars

A Mars Brasil é uma divisão da Mars Incorporated, uma das maiores empresas produtoras de alimentos do mundo. Ao todo, são mais de 100 anos de existência mundial. Ela reúne 2.484 colaboradores satisfeitos em solo brasileiro e ocupa o terceiro lugar entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil. Entre os atrativos da empresa, estão salário semanal, flexibilidade de horário e possibilidade de home office, expediente reduzido às sextas-feiras, entre muitos outros benefícios.

4. Magazine Luiza

Eis aqui uma conhecida loja do setor varejista. Fora o sucesso nas vendas, internamente o Magazine Luiza preza pela diversidade quando se trata da ocupação de seus postos de trabalho. Exemplo disso é o processo de trainee às cegas, que busca valorizar as habilidades e os conhecimentos do candidato, e não sua aparência ou apresentação física. Já dentro da empresa, os colaboradores são valorizados enquanto pessoas em uma cultura aberta, acolhedora e de inovação.

5. DELL Technologies

Manter 3.758 funcionários satisfeitos não deve ser nada fácil, não é mesmo? Pois a DELL, empresa do ramo de Tecnologia da Informação, consegue. E foi isso que a colocou no quinto lugar no ranking da GPTW. A empresa é uma multinacional criada nos Estados Unidos e está no Brasil desde 1999. Os valores da empresa se baseiam em: bom relacionamento com clientes, trabalho em equipe, inovação, orientação a resultados e valorização da integridade.

Características que essas empresas mais buscam nos candidatos

Para fazer parte de grandes e reconhecidas empresas como essas, é preciso ter características e habilidades dignas de profissionais do futuro bastante valorizadas pelo mercado de trabalho como um todo. Veja abaixo algumas delas.

Motivação por desafios

A dinamicidade do mundo corporativo coloca os profissionais constantemente diante de desafios para a tomada de decisões. Sendo assim, uma pessoa movida a eles e que tenha jogo de cintura para superá-los costuma ser disputada por boas empresas.

Exercício da criatividade

Outra característica apreciada em um novo profissional é ele fazer a mesma coisa de maneiras diferentes, simplificadas e, principalmente, criativas. Isso auxilia a encontrar soluções de problemas e, inclusive, a desenvolver novas formas de trabalho.

Capacidade de trabalhar em equipe

O compartilhamento de ideias entre pessoas de uma mesma equipe é muito importante para o bom andamento de tarefas. Também é uma oportunidade de conhecer novas visões de mundo, que, aliás, é outra habilidade que as empresas valorizam ao buscarem um colaborador.

Foco em resultado

É complicado planejar uma atividade quando não sabemos aonde queremos chegar, não é mesmo? Por isso, as organizações que são referência procuram pessoas que tenham foco em resultado. Afinal, sem uma ideia clara de resultados esperados, dificilmente objetivos são alcançados de forma rápida e simples.

De maneira geral, como vimos, não basta conhecer as melhores empresas para trabalhar no Brasil se você não for atrás de entender também o que elas buscam nos profissionais. Se o seu objetivo é atuar em alguma delas, tenha em mente que é fundamental desenvolver habilidades comportamentais como as que apresentamos.

Então, está esperando o quê para conhecer o Vamos Subir e descobrir como podemos ajudar você a conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho? Entre em contato com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário