Liderança e impacto com CMO da PepsiCo

5 minutos para ler

O que um bom líder precisa ter para executar seu papel de líder?

A primeira coisa é conseguir inspirar as pessoas, a acreditar nelas mesmas, pois assim, você fará um melhor trabalho. É preciso conhecer a equipe, entender como você consegue gerenciar essa equipe e de forma unida.

Ela considera que tem uma responsabilidade gigante no cargo que ocupa, pois ela impacta muita gente na sociedade com a mensagem que ela leva através das marcas.

Ela acredita que é preciso usar as marcas para gerar impacto positivo na sociedade porque ao fazer isso, as marcas se tornam mais relevantes e crescem mais.

As marcas de impacto positivo vão conseguir ser mais relevantes e ter uma vida mais longa. É preciso se perguntar sobre quais impactos as marcas estão gerando na sociedade.

Qual sua visão quando alguém diz que não progride porque não tem uma boa liderança?

Para Daniela, ela prefere ser mais protagonista em vez de se fazer de vítima. 

Ter um líder que não é inspirador faz você aprender sobre o que você não quer ser para os outros. Isso traz uma visão do que engaja um colaborador, ajudando você a não replicar o modelo.

E, ela sempre olhou para outros líderes na organização que pudesse ajudá-la, sendo um mentor, ou na forma de ser uma inspiração para ela.

Ela chama a atenção, pois quando se entrega um bom resultado, tem sempre alguém observando, o que é uma oportunidade de você ser visto e crescer.

Complementando, as pessoas precisam chegar em quem admiram e pedir ajuda, pedir para ser guiado; os homens fazem mais isso, e, infelizmente, as mulheres ainda fazem pouco isso.

Complementou dizendo que quem define a sua carreira é você, e não seu líder. E quando se dá resultados, outras coisas vão acontecer. A nossa vida também é cíclica e todo momento passa, e é preciso extrair aprendizado disso.

E, cada experiência que você tiver, é seu passaporte, que pode ser de ter trabalhado com um chefe legal ou ruim, mas o que só você viveu vai contribuir para seu currículo. Veja como isso contribui para seu desenvolvimento de carreira.

Como você enxerga o papel do marketing e o que uma pessoa precisa ter para trabalhar com marketing e ter uma carreira de sucesso?

Tem algo que é fundamental, que é olhar para fora, para as pessoas que compram seu produto e olhar para elas não como compradores, mas como seres humanos, e entender quais são suas dores, paixões etc.

É preciso entender isso e trazer para dentro da empresa, pois assim, é possível ser relevante para a sociedade.

O profissional de marketing, ao entender a partir desse foco de fora, é possível criar, conceitos, produtos, posicionamento, histórias, campanhas etc., sendo relevante para as pessoas.

Ela diz que não é vice-presidente de marketing, mas sim de crescimento e de impacto positivo.

É preciso se perguntar quem é seu consumidor, onde ele vai, de que ele gosta, pois se souber isso, que é desafiador, é preciso desenvolver a marca.

Quais competências são importantes para o profissional do futuro?

Daniela considera que a pessoa precisa entender que ela tem que olhar para o que é amplo, ser multifuncional, ser uma pessoa que se integra com outras pessoas, que se comunica, pois, focar somente em sua parte (trabalho), isso não pode acontecer, pois o que importa é o resultado final e, isso depende de múltiplos olhares.

A pessoa, para ela, precisa se perguntar: “qual o impacto do que você está fazendo para o todo?”

E quanto mais se cresce, é preciso saber gerenciar o outro, é você conseguir fazer grandes projetos com a ajuda de outras pessoas.

Daí é preciso aprender a delegar, a confiar no trabalho dos outros, sobre como se motiva o outro e a desenvolver a habilidade de liderança.

Quais livros de liderança e marketing você recomenda para nós?

Ela recomenda os livros de Barack Obama e Michelle Obama. Seus livros mostram os desafios que eles enfrentaram, como desafios raciais etc. São livros de cabeceira e, por isso, ela recomenda a leitura.

Finalizando, Daniela pede que cada um acredite mais no seu potencial e escolham suas batalhas e veja quais delas valem a pena. E tenham definições de onde irão querer estar no futuro.

Concluindo

Neste conteúdo, você conferiu um resumo de uma live feita com Daniela Cachich, VP de Marketing da PepsiCo.

Ela compartilhou seu início de carreira e sobre a importância de se ter dedicação, insistência, resiliência, ter sonhos e propósitos, da necessidade de gerar um impacto positivo na sociedade, necessidade de se adequar às mudanças; ela falou ainda sobre o futuro, oportunidades que estão por aí e muito mais!

Assista o vídeo na íntegra para melhor assimilação desse conteúdo e tenha uma carreira promissora, acesse: Webinar Completo no YouTube

Daniela Cachich é vice-presidente de marketing da PepsiCo.
Seu primeiro emprego foi numa multinacional que a ajudou a entender esse mundo tão complexo e matricial.
Depois ela teve uma experiência profissional na Unilever e depois disso, foi para Heineken no ano de 2010.
Hoje, ela está na PepsiCo há 4 anos na área de alimentos. Ela cuida de importantes marcas como a Doritos, Pepsi e muitas outras!
Você também pode gostar

Deixe um comentário