4 habilidades do profissional do futuro e como desenvolver!

3 minutos para ler

Você sabe quem é o profissional do futuro ou o que essa expressão quer dizer? Ela foi proposta pelo Fórum Econômico Mundial, que consultou especialistas em recursos humanos e em gestão estratégica de grandes empresas do mundo.

O termo está ligado a pessoas que têm as habilidades comportamentais e competências individuais desenvolvidas — também chamadas de soft skills —, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

Por isso, é muito importante ficar por dentro delas para ter ainda mais chances de sucesso profissional. Veja quais são as 4 habilidades do profissional do futuro neste post que preparamos para você!

1. Inteligência emocional

Durante todo o nosso período de estudos, principalmente na escola, somos incentivados a aprender variadas disciplinas, não é mesmo? Português, Matemática, História, Geografia, Ciências… Na faculdade, também aprendemos diversas teorias para aplicar na nossa vida profissional.

Porém, uma das habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho — e a qual nem sempre damos a devida atenção — é a inteligência emocional! Estamos falando da capacidade de lidar com suas próprias emoções em uma situação de crise, em que é preciso calma para analisar tudo e tomar as decisões certas.

Afinal, não adianta que a gente saiba vários conceitos, fórmulas e teorias se em um momento de aperto não sabemos sair daquela situação sem nos desesperar, certo?

2. Criatividade

Já imaginou se não existisse a criatividade? O mundo seria convencional e, possivelmente, muitas das tecnologias que conhecemos e usamos hoje nem existiriam. Por isso, essa é uma habilidade bastante valorizada.

O profissional do futuro deve ser criativo! É preciso sair da zona de conforto e buscar ideias inovadoras, já que o mercado reconhece bastante isso. Dessa maneira, quem se destaca é quem sabe criar formas de trabalho que facilitem executar alguns projetos e até mesmo resolver problemas de forma mais simples.

3. Afinidades tecnológicas

A geração atual é conhecida por praticamente ter nascido mexendo em aparelhos e dispositivos tecnológicos. Como podemos imaginar, essa habilidade é muito valiosa para o profissional do futuro!

Portanto, não deixe de dar um up no aprendizado de ferramentas e, quem sabe, aprender um pouquinho sobre programação, desenvolvimento e inovação. Aqui, tudo é válido: cursos, workshops e até mesmo acompanhar sites e blogs sobre o tema.

4. Gestão de conflitos

Devido à complexidade do mercado de trabalho, podem não ser poucas as situações em que você vai precisar lidar com situações de conflito. Então, habilidades como flexibilidade, empatia e pensamento crítico podem ajudar muito o profissional do futuro.

Por isso, incentivamos você a exercitar sempre a negociação e a capacidade de convencer as pessoas por meio de ideias claras — e éticas, é claro!

Como pudemos ver neste post, para se tornar um profissional do futuro e ter as habilidades dele é preciso praticar o autoconhecimento. Sendo assim, não deixe de estudar sempre, explorar novas experiências e até mesmo — e por que não? — anotar suas qualidades e seus pontos de melhoria para consultar sempre que quiser se desenvolver ainda mais!

Agora que você já conhece as principais habilidades do profissional do futuro, que tal conhecer os cargos e empregos para esse profissional?

Você também pode gostar

Deixe um comentário